O governo e a comunidade empresarial de Angola mostram grande interesse na IATF2021

O governo e a comunidade empresarial de Angola mostram grande interesse na IATF2021
Date

11 October 2021

Comunicado de imprensa

O governo e a comunidade empresarial de Angola mostram grande interesse na IATF2021

Luanda, 8 de Outubro de 2021: - O circuito promocional da Segunda Feira de Comércio Intra-Africano (IATF2021) fez ontem uma paragem em Luanda, na qual os organizadores se encontraram com a comunidade empresarial e representantes para sensibilizar e encorajar a participação na feira de comércio. Organizada pelo African Export-Import Bank (Afreximbank) em colaboração com a União Africana (UA) e o Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), a IATF2021 vai realizar-se em Durban, KwaZulu-Natal, África do Sul, de 15 a 21 de Novembro de 2021.

No seu discurso de abertura, a Sra. Kanayo Awani, Directora Executiva da Iniciativa de Comércio Intra-Africana da Afreximbank, destacou que a IATF2021 era uma oportunidade única para a Angola divulgar as suas oportunidades de comércio.

“Embora o comércio intra-africano continue a ser reduzido, a Angola tem os recursos naturais para se tornar num dos países líderes a nível da agricultura na África, uma vez que a sua ecologia diversa e fértil se adapta a uma grande variedade de colheitas e gado,” afirmou a Sra. Awani.  “A feira de comércio Intra-Africana dá uma oportunidade única de divulgar estas oportunidades ao mundo, atrair investimentos para estes sectores e garantir que a Angola surge como uma nação de comércio líder proporcional ao seu tamanho económico e base de recursos.”

A IATF2021 é uma exposição comercial de 7 dias que espera atrair mais de 1.000 expositores, mais de 10.000 visitantes, compradores e participantes em conferências de todos os 55 países africanos e do resto do mundo. É esperado que se fechem mais de 40 mil milhões de dólares em acordos comerciais e de investimento.

“Por isso, pedimos ao Governo de Angola e às associações do sector privado que nos apoiem na mobilização das empresas angolanas, incluindo empresas lideradas por mulheres e pequenas e médias empresas, para a participação em todas as verticais da IAFT, incluindo as Exposições, B2B & B2G, Programa do dia do País, Fórum Automóvel, Programa Nexus de Criatividade Africana e no Programa de Start Up para Jovens”, disse a Sra. Awani aos participantes da exposição em Luanda.

Convocando a comunidade empresarial angolana a participar na IATF2021, Sua Excelência Amadeu Leitão Nunes, Secretário de Estado do Comércio e da Indústria de Angola, afirmou que a Feira de Comércio Intra-Africano era um mecanismo importante para a internacionalização das empresas africanas.

“A Feira de Comércio Intra-Africano é uma exposição verdadeiramente importante para as nossas empresas, produtos e serviços, mas é também uma oportunidade para criar novas parcerias e atrair o tipo de investimento qualificado do qual o nosso país precisa desesperadamente,” disse ele. “O Ministério da Indústria e do Comércio está ao dispor das empresas e empresários nacionais neste processo de internacionalização, uma vez que acreditamos que o bem-estar e a prosperidade do nosso povo dependem de uma comunidade empresarial forte e competitiva.”

A Exposição IATF2021 em Luanda incluiu um painel de discussão com o tema: ‘Promover o Comércio entre Angola e a África e as relações de Investimento no Contexto da Implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA)’ com a participação do Sr. Vicente Francisco Soares, Presidente da Câmara do Comércio e da Industria de Angola; do Sr. José Chinjamba, representante da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX); o Sr. Humphrey Nwugo, Director Operacional da Afreximbank na região da África do Sul; o Sr. Guilherme Mampuya, um artista plástico de renome em Angola; o Sr. Gesio Bartolo, CEO da AAJP, a Associação Angolana de Jovens Produtores e o Sr. Emerson Paim, CEO da Kubinga, uma Start Up angolana que lançou uma aplicação móvel de partilha de boleias.

A exposição atraiu mais de 130 participantes. Antes da paragem em Angola, o circuito promocional da IATF2021 parou em mais 9 cidades por todo o continente.

A primeira edição da Feira de Comércio Intra-Africano realizou-se em 2018, no Cairo, Egipto. Atraiu mais de 2.500 delegados de conferências e mais de 1.000 expositores de 45 países e resultou em acordos de comércio e investimento de mais de 32 mil milhões de dólares. A UA considerou a IATF20218 como o primeiro resultado da AfCFTA ainda antes de o Acordo entrar em vigor.

- Final -

Sobre a Feira de Comércio Intra-Africano (IATF2021)

Organizada pelo African Export-Import Bank (Afreximbank) em colaboração com a União Africana (UA) e o Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), a segunda Feira de Comércio Intra-Africano vai realizar-se em Durban entre 15 e 21 de Novembro de 2021.

A IATF2021 é uma plataforma para promover o comércio ao abrigo da AfCFTA. Vai juntar compradores e vendedores continentais e internacionais e permitir às partes interessadas partilhar informações sobre comércio, investimento e mercado assim como soluções de financiamento e facilitação de comércio criadas para apoiar o comércio intra-africano e a integração económica do continente. Além de plataformas já estabelecidas de trocas entre empresas e entre as empresas e o governo para acordos comerciais e serviços de consultoria, a IATF2021 também opera a IATF2021 Virtual, uma plataforma online interactiva que reproduz o evento físico. A IATF2021 também se centra na economia criativa de África e na indústria automóvel com programas dedicados a esses temas. Também vai decorrer uma conferência em conjunto com a exposição com oradores e painelistas conhecidos que vão abordar assuntos relacionados com comércio, financiamento de comércio, pagamentos, facilitação de comércio, infraestruturas que possibilitam o comércio, padrões de comércio, cadeiras de valor regionais e investimento.

Para se registar como delegado ou expositor da IATF2021: www.intrafricantradefair.com